EN
Logotipo
EN
08/03/2016

HARMONIZANDO PERU NA CEIA DE NATAL


O Natal está chegando, além de ter como estrela o Papai Noel, o Peru é outro elemento importante, pois a data se destaca com a mesa farta, que pede como acompanhamento um bom vinho, mas, afinal, como harmonizar essa iguaria tão tradicional?

Conhecido como um dos desafios na ceia natalina, a harmonização da ave assada conta com sabores de caráter marcante, ainda que não particularmente intensos, com boa hidratação e uma leve tendência ao doce, uma sugestão são os tintos de média estrutura, com equilíbrio pautado pela presença de taninos bem resolvidos e sem excesso de teor alcoólico, uma garrafa de GÓES TEMPOS PÉTALAS ROSÉ CABERNET FRANC promete não afetar o sabor da carne e ao mesmo tempo marcam presença na degustação.

Apesar de não ser a opção adequada, quem não abre mão das bolhinhas na comemoração, pode desarrolhar um espumante. Vale lembrar que a regra é não ter regra, o importante é que os sabores agradem o paladar.

ACESSE A RECEITA
08/03/2016

BACALHAU: BRANCO OU TINTO?


Primeiramente, saiba que você não é o único que tem essa dúvida, este peixe que tem estrutura firme e sabor persistente confunde, principalmente por ter vários tipos e níveis de qualidade.

Em geral, por se tratar de um peixe com sabor e aromas intensos, os vinhos assumem uma posição intermediária entre não sobrepor o bacalhau e se posicionar no momento da degustação.

Os vinhos brancos são mais refrescantes e leves, nesse caso, a intensidade do bacalhau compromete a degustação do vinho, já os taninos dos tintos, em sua versão mais encorpada, travam uma batalha como o sal do peixe, e se sobrepondo no sabor. Vale lembrar que existem centenas de receitas de bacalhau, ensopados e receitas que levam muito molho, combinam com os brancos jovens, e receitas que levam mais sal casam com os taninos dos tintos.

Portanto, antes de definir o tipo de vinho é importante saber a receita que será preparada, assim, além de aproveitar o bacalhau didaticamente como teste em suas diversas composições, o vinho posteriormente escolhido pode servir de aprendizado e construção de um conceito, determinando uma combinação de prato e vinho.

ACESSE A RECEITA